Na última sexta-feira, 30 de agosto de 2024, uma operação conduzida pela Polícia Militar do Paraná (PMPR), por meio do Comando de Policiamento Especializado (CPE), do Batalhão de Polícia Ambiental Força Verde (BPAmb/FV), e da 4ª Companhia ROTAM, resultou na apreensão de uma grande quantidade de lenha nativa no distrito de Gonçalves Júnior, em Irati, Paraná.
Durante o patrulhamento de rotina na zona rural do distrito, os policiais avistaram um barracão contendo um caminhão carregado de lenha e um estoque adicional de madeira dentro da estrutura. Após a devida vistoria no local, a equipe constatou que se tratava de 40,39 metros cúbicos de lenha de origem nativa.
O responsável pelo armazenamento não apresentou a devida autorização da autoridade ambiental competente para o estoque de tal material, caracterizando uma infração ambiental. Diante disso, foi lavrado um termo circunstanciado em desfavor do infrator, além da aplicação de uma autuação ambiental no valor de R$ 12.300,00.
As Forças de Segurança ressalta a importância da preservação dos recursos naturais e reforça que ações como essa visam coibir a exploração ilegal de madeira nativa, protegendo o meio ambiente e garantindo a sustentabilidade das futuras gerações.
Com informações da Polícia Ambiental.