No dia 13 de agosto de 2024, a Polícia Ambiental do Paraná, por meio da 4ª Companhia do 2º Pelotão do Batalhão de Polícia Ambiental Força Verde (BPAmb/FV), atendeu a duas ocorrências de crimes ambientais nos municípios de Ipiranga e Imbituva, resultando em autuações e ações penais contra os responsáveis.
Ipiranga/PR: Lançamento de Efluentes em Área de Preservação
Em Ipiranga, na localidade de Pombal, uma denúncia levou os policiais ambientais a constatar o lançamento de efluentes líquidos, provenientes de suinocultura, que estavam contaminando uma área de preservação permanente, especificamente uma nascente. Após a verificação dos fatos, o proprietário da propriedade foi autuado com uma multa de R$ 5.000,00 e deverá responder criminalmente pela infração ambiental.
Imbituva/PR: Destruição de Vegetação Nativa e Danos a Espécie Ameaçada
No município de Imbituva, na localidade de Restinga, a Polícia Ambiental também atendeu a uma denúncia registrada pelo número 181. Durante a fiscalização, foi constatada a destruição de 1,39 hectares de vegetação nativa por meio de destoca e uso de fogo. Entre as espécies afetadas, encontrava-se o pinheiro araucária, que está na lista de espécies ameaçadas de extinção. O proprietário da área, que não possuía a devida autorização ambiental para a prática, foi multado em R$ 48.000,00 e responderá criminalmente pelos danos causados ao meio ambiente.
As ações da Polícia Ambiental reforçam o compromisso com a preservação dos recursos naturais e a punição de práticas ilegais que colocam em risco o equilíbrio ambiental.
Texto: Heverton Luiz com informações da Polícia Ambiental
Fotos: Polícia Ambiental